domingo, 25 de julho de 2010

Acidente ambiental no Rio Itabapoana




Um grande desastre ambiental marcou o domingo na divisa dos estados de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na madrugada de domingo, ocorreu um furo no mineroduto no município de Espera Feliz, na Zona da Mata mineira.


O acidente (ou incidente) ocorreu no dia da Festa de Exposição Agropecuária do município. Segundo a Samarco, empresa do mineroduto, duas horas depois a empresa havia interrompido o bombeamento para evitar mais vazamento. As atividades do mineroduto também foram paralisadas a fim de realizar os reparos necessários.


Os efeitos do vazamento devem chegar aos municípios do Sul do Espírito Santo e Norte do Rio entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.


O abastecimento de água já foi interrompido em Espera Feliz desde às 7 horas da manha de domingo. Ainda não há informações para isto no Espírito Santo e nem no Rio de Janeiro.


Além dos caminhões pipa, a Samarco também providenciou outro ponto de captação de água para abastecer a cidade. A assessoria de imprensa também informou que não se trata de produto tóxico e que o único problema causado é a turbidez da água.


A vazão do produto derramado no rio ainda não foi calculada e a empresa ainda não tinha informações sobre a mortandade de peixes (sic).


Mas como o problema é só turbidez e ela não sabe informar sobre mortandade de peixes? As informações são ainda muito preliminares. O Ibama também não se pronunciou ainda.


A conferir!


A população dos 18 municípios cortados pelo Rio Itabapoana é de 628.919 habitantes,.


A Bacia está inserida em uma região cuja base econômica é representada pelos serviços urbanos e por atividades do setor primário, especialmente, aquelas ligadas ao café, à pecuária leiteira, à cana-de-açúcar e à fruticultura tropical.

Um comentário:

  1. Como se não bastassem as enchentes e a poluição comum, teremos de nos preocuparmos com mais essa!
    To indo comprar uns galões d'água!

    ResponderExcluir