quarta-feira, 9 de junho de 2010

Brasil e a Sexta Avenida

O esquema tático 4-3-2-1 dunguístico para a Copa tem alguns problemas para esta Copa - que começa daqui a dois dias. A começar pelo mal momento de Felipe Melo e da dúvida sobre o condicionamento físico de Kaká.

É preciso dizer também que Luis Fabiano - único homem oficiosamente "de área" não está bem tecnicamente - apesar de ser ótimo jogador.

Porém, o que mais chama a atenção é o lado esquerdo dos "guerreiros de Dunga" (expressão dotada de toda sorte e deboche).

Michel Bastos se destacou, por onde passou até hoje (inclusive no Lion, seu atual clube), por atuar bem como meia, chegando ao ataque. Mas na Seleção, ele joga como se fosse lateral esquerdo. E só mostra bom futebol quando apóia.

Quando o Brasil é atacado, o lado esquerdo se torna a Sexta Avenida, atraves do camisa 6.

Michel não sabe nem consegue marcar. Foi assim contra Omã (em amistoso de 2009), Zimbábue e Tanzânia.

Incrivelmente, o Brasil conseguiu ser pressionado por estas equipes - sempre pelo lado esquerdo da nossa defesa.

O pior é que o substituto imediato de Michel é Gilberto: mais um que não consegue marcar sequer um senhorzinho com bengalas que tente passar por ele.

Ainda dá tempo de melhorar? Talvez depois do terceiro ou quarto jogo. Agora, vai-se pra Copa do jeito que está e tente a sorte. Afinal, os adversários já descobriram como furar a tal "forte defesa verde e amarelo".

A situação fica um pouco pior quando verificamos que do mesmo lado esquerdo está Robinho, que tem menos característica de marcação que Elano - que atua do lado direito - e que Felipe Melo, que também atua pela esquerda, está jogando uma bolinha de gude.

Argentina



Nossos maiores rivais, os argentinos não terão dificuldades no seu grupo. Não imagino a fraca atual seleção da Nigéria, a Grécia ou mesmo a Coréia do Sul se jogando ao ataque diante dos fortes "hermanos.

O deus Maradona foi simples na formação do time dele - depois de testar 108 jogadores. A tática de Maradona é atacar. E para isso, preparou uma boa defesa - apesar do goleiro Romero não inspirar confiança.

Para o ataque, os argentinos têm seis jogadores. todos em boa fase. Isto deve fazer com que a Argentina alcance bons resultados.

A fase dos atacantes argentinos é tão boa que no início da Copa, eles terão Tevez, Milito, Aguero, além de Palermo.

No esquema de Maradona, Messi vai atuar com toda liberdade. Fará o que quiser em campo. Afinal, é o melhor do mundo!

Rapidinhas:

Já encheu esta história de que as vunvuzelas não são legais e que elas não deveriam estar na Copa. Oras, a competição será na África e as cornetas são típicas de lá. Viva as cornetas!

O Grupo A é o melhor da Copa. África do Sul, México, França e Uruguai . As quatro equipes têm tudo pra passarem de fase. Mas são apenas duas vagas.

Um comentário:

  1. Muito boas as análises Evandro. Concordo em quase tudo. Só discordo quando fala que Michael Bastos foi bem por onde passou, Fiqueirense, ão é um grande parâmetro e ja estava no banco do Lyon, a alternativa do Dunga vai ser o Daniel Alves improvisado ali, Daniel este que seria meu titular pela direita. Parabéns pelo blog e vou dar pitacos tbm.

    ResponderExcluir